Neste artigo vamos falar um pouco sobre a história dos aplicativos, nos tempos atuais ninguém mais consegue viver sem um aplicativo em seu celular.
A História dos Aplicativos
Tudo começou com o surgimento do computador pessoal que surgiu no final dos anos 70.
O primeiro computador doméstico a ser comercializado no mundo foi lançado em 1976 e foi desenvolvido por Steve Jobs e Steve Wozniak.
Nesta época começou a surgir os aplicativos para desktop como o famoso editor de texto Microsoft Word entre muitos outros.
Nos últimos anos, a popularidade dos aplicativos para celular cresceu exponencialmente, pois eles permitiram que os usuários fizessem mais com seus dispositivos do que nunca.
De jogos e rastreamento de metas de condicionamento físico a streaming de filmes e compras on-line, os aplicativos revolucionaram a forma como as pessoas interagem com a tecnologia.
Ao longo do tempo a história dos aplicativos foi evoluindo até chegar na sua fase mais expressiva com a criação dos smartphones que são considerados “telefones inteligentes”.
Você sabe qual é a origem da palavra aplicativo?
O termo “aplicativo” tem sido usado para se referir a programas de computador e software por décadas, mas de onde veio?
A palavra “aplicativo” foi cunhada pela primeira vez na década de 1950, quando a IBM começou a se referir a programas executados em seus computadores mainframe como aplicativos.
A ideia por trás desses aplicativos era que eles pudessem ser usados para uma finalidade específica, como gerenciamento de estoque ou rastreamento de informações financeiras.
Esse tipo de programa já existia há alguns anos, mas a IBM deu a eles um nome oficial – aplicativos – que pegou e ainda está em uso hoje, levando a história dos aplicativos para outro patamar.
Smartphones
Seguindo com a história dos aplicativos temos que lembrar da evolução da tecnologia, os primeiros computadores chegavam a pesar toneladas.
Depois surgiram os computadores doméstico que foram evoluindo até chegarem nos modelos que conhecemos hoje.
Temos os computadores de mesa, com torre e monitor e temos os notebooks que são bastantes práticos ocupando muito pouco espaço.
Mas com o avanço da tecnologia surgiu em 2007 os primeiros Smartphones que hoje são considerados os menores computadores do mundo.
Apple Store
Em 2007 a Apple lançou o iPhone revolucionando a era dos smartphones e dentro de pouco tempo se tornou o telefone mais vendido do mundo.
A história dos aplicativos toma um novo rumo com a entrada do iPhone no mercado. O iPhone surgiu junto com um dos melhores sistemas operacional do mundo que foi o iOS.
O iOS se tornou bastante famoso pela sua segurança, por ser bem estável e bem confiável rodando bem legal nos iPads, iPods e iPhones.
A loja de aplicativo Apple Store foi inaugurada em 10 de julho de 2008 e contava com 500 aplicativos disponíveis em seu acervo e hoje conta com milhões de apps disponíveis para seus clientes.
Google Play
A história dos aplicativos teve uma consolidação final com a entrada do Google no mercado. Em 22 de outubro de 2008 o Google lançou sua lojinha com apenas 13 aplicativos e com o nome de Android Market.
O Google contava com 3 produtos em suas plataformas que eram: Google Music, distribuição de músicas, Google eBookstore, loja de ebooks e Android Market, loja de aplicativos.
No dia 06 de março de 2012 o Google resolveu fundir estes três produtos criando a superpoderosa loja que hoje é a Google Play Store.
A partir daí a Google Play saiu dos 13 aplicativos e hoje conta com milhões de aplicativos em seu acervo desbancando a rival Apple Store.
Qual foi o primeiro aplicativo do Play Store?
A popularidade dos aplicativos hoje é difícil de ignorar. De jogos a ferramentas de produtividade, existem milhões de aplicativos de software no mercado.
Mas onde tudo isso começou? Como surgiu o primeiro aplicativo? Veja abaixo qual foi o primeiro aplicativo na Play Store e como ele surgiu.
O primeiro aplicativo na Play Store foi chamado de “Snake”. Era um jogo simples lançado em 2008 por uma empresa chamada Smaato Inc.
O jogo Snake original não tinha opções ou níveis e os jogadores simplesmente navegavam em uma grade 8×8 comendo maçãs enquanto evitavam criaturas parecidas com cobras.
O objetivo do jogo era conseguir o máximo de pontos possível antes de ficar sem espaço ou bater em si mesmo com o próprio rabo!
Evolução dos aplicativos
Com o passar do tempo a história dos aplicativos deu uma guinada passando dos joguinhos, calendários e calculadoras para apps cada vez mais sofisticados.
Nos tempos atuais todo mundo que possui um Smartphones tem um aplicativo instalando seja nativo ou baixado da loja Google Play ou App Store.
Os aplicativos de jogos ainda são predominantes, mas hoje em dia você pode fazer quase tudo com o uso de um aplicativo.
Com o uso dos aplicativos os usuários têm como se comunicar, comprar, vender, ler, estudar, relacionar, pedir uma condução, pedir comida e se divertir de várias maneiras seja com áudio, vídeo ou jogos.
Conclusão
Queremos deixar claro que não foi somente as empresas Google e Appe que contribuíram com a história dos aplicativos.
Porem neste artigo só falamos dessas duas gigantes da tecnologia porque são as que possuem os sistemas operacionais mais usados no mundo neste momento.
Nós não focamos em datas e números para não tornar o artigo muito técnico, fizemos somente um apanhado para que vocês possam conhecer um pouco a história dos aplicativos.
Uma grande parte dos aplicativos são disponibilizados grátis para serem usados a troco de publicidade.
Outros são gratuitos com compras dentro do aplicativo e tem os que funcionam com assinaturas, você paga uma mensalidade para usar.
Por fim tem os aplicativos que são vendidos, você compra e usa de forma permanente. Resta ao usuário escolher a sua forma favorita de ter um aplicativo ou vários.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe e salve o link para continuar acompanhando nossas postagens e novidades.